Esforços para conter mudanças climáticas foram 'inadequados', diz líder da ONU

Notícia
Espaço entre linhas+- ATamanho da letra+- Imprimir


O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, afirmou neste domingo que os esforços mundiais para impedir as mudanças climáticas foram "totalmente inadequados" até agora e há um perigo de que o aquecimento global possa passar pelo "ponto sem retorno".

Em declaração a repórteres antes do início de uma conferência climática internacional de duas semanas em Madri, o líder da ONU observou que o mundo tem o conhecimento científico e os meios técnicos para limitar o aquecimento global, mas "o que falta é vontade política". "O ponto de não retorno não está mais no horizonte", disse Guterres, ele "está à vista e se aproximando de nós".

Guterres insistiu, contudo, que sua mensagem era "de esperança, não de desespero. Nossa guerra contra a natureza deve parar e sabemos que isso é possível".

Delegados de quase 200 países tentarão dar o toque final nas regras que regem o acordo climático de Paris, de 2015, na reunião de 2 a 13 de dezembro. Fonte: Associated Press.

Notícia



Coreia do Norte realiza testes em sua base de mísseis de longo alcance

A Coreia do Norte anunciou neste domingo que realizou um "teste muito importante" em sua base de lançamento de foguetes de longo alcance que, segundo informações, foi reconstruído depois de desmontado parcialmente no início das negociações com os Estados Unidos para diminuir seu arsenal nuclear, no ano passado...