De olho em Tóquio-2020, Jardine convoca seleção e desfalca times brasileiros

Notícia
Espaço entre linhas+- ATamanho da letra+- Imprimir


De olho nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, o técnico André Jardine fez nesta quarta-feira a sua primeira convocação à frente da seleção brasileira olímpica. E, com uma lista recheada de jogadores que atuam em solo nacional, vai desfalcar diversos times brasileiros. A convocação deve até antecipar a despedida de Rodrygo no Santos.

Ao todo, ele convocou 22 atletas de até 22 anos para a disputa do Torneio Internacional Maurice Rivello, que era chamado de Torneio de Toulon, na França. Será a primeira competição preparatória da equipe de olho no Torneio Pré-Olímpico, que será disputado em janeiro, na Colômbia - a competição vai classificar duas seleções para a Olimpíada.

O torneio francês será disputado entre 1 e 15 de junho. Porém, os jogadores já vão se apresentar no dia 27 deste mês, o que vai aumentar a lista de desfalques dos times no Brasileirão, na Copa do Brasil e até na Copa sul-americana.

A maior baixa deve ser a de Rodrygo, que deixará o Santos no meio do ano para reforçar o Real Madrid. Com a convocação, a despedida será antecipada. Assim, o jovem atacante deve jogar sua última partida com a camisa do Santos no dia 26, no duelo contra o Internacional, na Vila Belmiro, pela 6ª rodada do Brasileirão.

O Corinthians também terá motivos para se preocupar nestas últimas rodadas do Brasileirão antes da parada para a disputa da Copa América. Pedrinho e Mateus Vital foram convocados para a equipe olímpica. Devem, portanto, desfalcar o time paulista em cinco partidas, incluindo o jogo da volta contra o Flamengo, pelas oitavas de final da Copa do Brasil, e o clássico com o Santos, pelo Brasileirão, no dia 12 de junho. A dupla também perderá a ida contra o Deportivo Lara, pela Copa Sul-Americana.

Já o São Paulo não poderá contar com o atacante Antony em quatro partidas, incluindo a partida contra o Bahia, pela volta das oitavas na Copa do Brasil. O Fluminense perderá o atacante Pedro por cinco confrontos, sendo o primeiro deles a partida de ida contra o Atlético Nacional, da Colômbia, pela Sul-Americana. Outro duelo importante nesta lista será o clássico com o Flamengo, pelo Brasileirão.

O Atlético-MG terá a baixa do lateral Guga também por cinco jogos. A equipe mineira sofrerá a baixa na ida da Sul-Americana, contra o Unión La Calera, e na volta da Copa do Brasil, contra o Santos. Pelo Grêmio, o meia Matheus Henrique será desfalque em quatro duelos, tanto pela Copa do Brasil quanto pelo Brasileirão. E o lateral Renan Lodi perderá cinco jogos do Athletico-PR, incluindo o jogo da volta da Recopa Sul-Americana, contra o River Plate.

Outro destaque da lista de Jardine é o zagueiro Lyanco, que também atua como volante. Atualmente no Bologna, ele tem ascendência sérvia e até já defendeu a equipe sub-19 desta seleção nas Eliminatórias da Eurocopa da categoria. Com a convocação, ele volta a ser chamado para times da base da seleção brasileira.

No Torneio Maurice Rivello, a seleção brasileira vai estrear no dia 2 de junho, contra a Guatemala. Três dias depois, enfrentará a anfitriã França. No dia 8, será a vez de jogar contra o Catar, no encerramento da primeira fase. Também estarão na competição as seleções de Japão, Chile, Inglaterra, Portugal, China, Bahrein, Irlanda e México.

"Entendemos a importância de estarmos iniciando este trabalho rumo aos Jogos Olímpicos, o que também é a busca pela manutenção da nossa medalha de ouro. Estamos indo com uma equipe forte, acreditamos bastante no potencial e experiência desses jogadores para atingirmos um bom nível de atuações rapidamente", afirmou o técnico André Jardine.


Confira a lista dos jogadores convocados:

Goleiros: Lucão (Vasco), Lucas Perri (Crystal Palace) e Ivan (Ponte Preta);

Defensores: Gabriel (Lille), Murilo Paim (Cruzeiro), Luiz Felipe (Lazio), Lyanco (Bologna), Emerson (Betis), Guga (Atlético-MG), Iago Borduchi (Internacional) e Renan Lodi (Athletico-PR);

Meio-campistas: Douglas Luiz (Girona), Thiago Maia (Lille), Tabata (Portimonense), Wendel (Sporting), Mateus Vital (Corinthians) e Matheus Henrique (Grêmio);

Atacantes: Pedrinho (Corinthians), Matheus Cunha (RB Leipzig), Rodrygo (Santos), Antony (São Paulo) e Pedro (Fluminense).

Notícia



Relatório aponta interdição de dois alojamentos de atletas em São Paulo

Relatório da Secretaria Municipal de Licenciamento produzido após as vistorias em oito clubes esportivos de São Paulo aponta a interdição de dois alojamentos que não apresentavam condições adequadas de segurança, prevenção e combate a incêndio: o Conjunto Vaz Guimarães, o Ibirapuera, e o Centro de Treinamento da Portuguesa...